sábado, 19 de junho de 2021

Simplifique a sua vida


Quantas vezes compramos peças de vestuário, de uso doméstico ou pessoal sem necessitar verdadeiramente delas?
Isso faz com que tenhamos em casa objetos que ocupam espaço e não lhes damos grande utilização.
Com o passar do tempo enchemos roupeiros, armários e até divisões que nos dificultam a limpeza, retiram luz e dificultam o arejamento.

Façamos algumas experiências:
  • Abrimos um roupeiro e retiramos as peças que não vestimos há mais de um ano, as que não nos servem ou já não estão em sintonia com a idade ou situação profissional que temos atualmente.  Vamos ficar admirados com a quantidade de roupa que podemos doar ou até vender (é fácil vender roupa agora, acho que até é moda). O que não faz sentido para nós pode fazer para outras pessoas e assim vamos reciclando.
  • Arranjamos uma caixa grande, um saco ou um baú e colocamos peças, objetos ou ornamentos que temos na sala ou espalhados pelas várias divisões e das quais podemos prescindir. Guardamos numa arrumação e um ano depois se não precisámos de nada já não iremos precisar podendo assim desfazermo-nos de tudo, sem abrir ou rever o seu conteúdo.
  • Nos roupeiros e gavetas coloque as peças por ordem de cores e géneros, quando for escolher o que vai vestir demorará muito menos tempo.
  • Reduza compromissos desnecessários ou supérfluos, reduza o tempo passado nas redes sociais que podem parecer distração mas que por vezes criam dissabores e stress.
Vai ter mais espaço, mais luz, menos coisas para limpar e mais facilidade em o fazer, sobrando assim mais tempo para si.

Todos precisamos de tempo para fazer o que gostamos ou simplesmente não fazer nada, meditar, ver um filme, ler, ouvir música ou dançar, fotografar, tratar das plantas ou estar com quem amamos numa entrega total.  Tarefas que não sejam obrigatórias, que possam dar tranquilidade e uma sensação de distanciamento da rotina.

Faça uma lista do que é realmente obrigatório e outra com o que gostaria de fazer e vá tentando diminuir a primeira e aumentando a segunda.

"Viver uma vida simples é reduzir a distância para que você tenha espaço para respirar. É fazer menos e ter menos, porque você percebe que ter mais e fazer mais não leva à felicidade. Trata-se de encontrar alegrias nas coisas simples e de se contentar com a solidão, tranquilidade, contemplação e saborear o momento" escreveu Leo Babauta (escritor, vegano e minimalista).

Seja simples e seja feliz, viva com simplicidade e viva com felicidade.
©Cristina Mestre