sexta-feira, 7 de maio de 2021

Pensamento positivo


Ajuda-nos muito no nosso dia a dia ver sempre o lado bom das coisas, o lado positivo de todos as situações que nos vão aparecendo na nossas vidas diariamente.
Há sempre dois lados para tudo, o lado bom e o lado menos bom, se focarmos o nosso pensamento e a nossa intuição na segundo hipótese temos a probabilidade de esgotarmos a nossa energia e não termos tanto sucesso como se nos concentrarmos no lado bom.

Algumas dicas para isso:
  • Comece o dia com um sorriso.
  • Espreguice-se bem e abra uma janela para respirar o ar da manhã.
  • Olhe para o espelho e agradeça pela pessoa que você é.  
  • Aprecie a sua aparência e sinta-se feliz por ela.
  • Mesmo que não pense sair de casa arranje-se harmoniosamente ainda que de modo simples. 
  • Aprecie as coisas boas, mesmo que lhe pareçam insignificantes. Um pequeno almoço aconchegante é um motivo para se sentir bem.
  • Ponha uma música a tocar, das sua preferidas.
  • Tenha plantas em casa e trate delas com carinho.
  • Nunca faça uma pergunta começando por "não", se o fizer tem mais hipóteses de ouvir uma resposta negativa.
  • Quando conversar com alguém pense sempre como se sentiria se estivesse no lado oposto
  • Sorria enquanto fala.
  • Cumprimente as pessoas por quem passa.
  • Sinta-se feliz, seja feliz.

    Faça o que gosta e tudo que seja possível para alegrar o seu dia, um dia de cada vez.

sábado, 1 de maio de 2021

Dormir bem


O sono é imprescindível para uma boa saúde, estabilidade emocional e mental.
É durante o sono que recuperamos física e mentalmente e quanto maior for a qualidade do sono maior será também essa recuperação diária.

Devemos dormir entre 7 a 8 horas por noite para acordarmos repousados e com energia. 
Durante o sono passamos por vários ciclos que começam no momento de adormecermos e vão progredindo, do sono leve ao mais profundo e finalmente a fase REM.

O sono REM é o mais díficil de alcançar, mas é também a fase onde o corpo e o cérebro conseguem uma maior renovação. Durante a noite os ciclos vão alternando regularmente e a fase REM vai aumentando a cada alteração.

Dicas para um bom sono:
  • Não nos devemos deitar com fome nem de estomago cheio, jantar duas a três horas antes e apenas comer algo muito leve se houver necessidade.
  • O quarto deve estar escuro, a uma temperatura confortável e sem ruídos. Luzes acesas, televisão ou telemóvel não são compatíveis com uma boa noite de sono.
  • Devemos encontrar uma posição relaxante e aconchegada para ajudar a promover o sono.
  • Bebermos um pequena chávena de chá de camomila, lavanda, alfazema ou passiflora são soluções para acalmar antes de dormir.
  • Não beber muitos líquidos nas horas anteriores para não termos de interromper o sono durante a noite.
Se ainda assim tivermos dificuldade em adormecer ou alguma preocupação nos estiver a incomodar poderemos concentrar-nos numa respiração profunda e controlada, relaxar os músculos percorrendo mentalmente cada um deles ou distrair a mente levando-a para um sítio ou situação que nos satisfaça e tranquilize.
Em última alternativa podemos ouvir uma música suave e relaxante, com volume baixo ou auriculares mas evitando usar o telemóvel (um pequeno reprodutor de mp3 será o ideal).

Um bom sono é essencial para uma vida mais saudável.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Praticar Yoga


Já pensou em começar a praticar yoga?

Yoga não são posturas difíceis e contorcidas, yoga é para todos e para todas as idades.
Yoga é a movimentação e equilíbrio do corpo e da mente, é respiração profunda e calma, é relaxamento, é ter uma alimentação saudável, é respeitar os outros para se merecer respeito.

Com a prática, que deve ser supervisionada de inicio, vai sentir os benefícios e passará a fazer parte da sua rotina.

O yoga acalma, combate a depressão, promove a saúde, equilibra a mente, aumenta a autoestima, promove a alegria e o bem estar.
Experimente!

(Os vídeos abaixo são fruto de anos de prática e servem apenas de exemplo)


sexta-feira, 2 de abril de 2021

Ter tempo para si

Retire todos os dia um tempo para si. 

Não nos podemos prender só às tarefas domésticas, aos empregos ou às obrigações diárias. 
Precisamos de tempo para nós, para fazer o que nos dá prazer, para atividades que nos fazem felizes.

Uma hora diária, para ler, escrever, ouvir música, fotografar, ver um filme, dançar, tratar das plantas ou simplesmente relaxar. 
Exercício físico e meditação devem fazer parte do seu dia.

Encontrar-se no que lhe dá bem estar e prazer é uma forma de gostar de si, de se mimar e ver a sua vida com outro olhar, com mais leveza e energia.

Permita-se ter tempo para si e dar tempo à sua vida.

terça-feira, 30 de março de 2021

Afastar a ansiedade meditando


A ansiedade é o medo do futuro, do desconhecido, do que não podemos controlar, do que não aconteceu ainda.
Então de que serve ocupar a nossa cabeça com o que não controlamos em vez de disfrutar do momento em que estamos?

Não é fácil acalmar a mente quando a ansiedade toma conta de nós, os pensamentos não se afastam e consomem-nos a energia. Mas com força de vontade e determinação conseguimos fazê-lo, meditando.

Em casa, escolha um local tranquilo e arejado.
Sente-se confortavelmente, relaxe o corpo, fixe a atenção no ritmo da respiração e prenda-se ao momento presente. Pode ouvir uma música suave. O som dum mantra, dum solo de piano ou de flauta podem ajudar a relaxar.
Fixe a atenção na própria respiração, no som dos sons à sua volta, no silêncio, mas respire pausada e profundamente, sem esforço. Respire apenas.
Fique presente, atento, relaxado e tranquilo, sinta o bem estar que o invade. 

Na rua, tente contar os passos, andar ao ritmo da respiração, observar o que nos rodeia (exemplo da folha velha)

Vença a ansiedade, não se deixe vencer por ela.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Observar a natureza


A maioria das vezes que andamos na rua o nosso pensamento vai focado em qualquer preocupação ou afazer que temos agendado, mas se formos reparando no que nos rodeia temos a nossa atenção presa em coisas que nunca valorizamos. 
Uma folha seca e enrolhada pode parecer insignificante, mas se pensarmos que já foi verde e viçosa, que está a cumprir um ciclo de vida, que em breve deixará de pertencer àquela árvore para dar espaço às que chegarão na primavera, que também ela tem a sua beleza numa  forma e cor diferente, estamos a envolver-nos com a natureza e a ocupar a nossa mente com pensamentos agradáveis.
Apreciar o presente em vez de remoer no momento passado ou tentarmos adivinhar o momento seguinte é o caminho para sossegar a mente e tranquilizar o espírito.